O Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) fornece informação sobre novas idéias em tecnologia e materiais para apoiar empresas, arranjos empresariais e instituições na elaboração de planos de desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial. Sua atuação abrange a realização de estudos prospectivos e de inteligência tecnológica, esclarecimentos técnicos, organização de eventos e capacitação de recursos humanos. Para suporte a suas atividades, pesquisa e desenvolve metodologias de prospecção tecnológica e inteligência competitiva.

Inaugurado em 1994, o NIT/Materiais teve apoio inicial dos programas governamentais PADCT e RHAE do CNPq para a realização de atendimentos de extensão tecnológica e outras modalidades de atendimento com informação tecnológica, voltados a empresas, entidades e pessoas físicas e, desde então o NIT/Materiais atende aos setores industriais que utilizam ligas metálicas, polímeros sintéticos (termoplásticos, termorrígidos, elastômeros/borrachas), polímeros e fibras naturais, cerâmicos, vidros e seus compósitos, bem como nos seus produtos e processos.

O NIT/Materiais é apoiado por laboratórios, pesquisadores e especialistas da UFSCar, bem como de outras instituições e empresas parceiras. Além de prospecção tecnológica e esclarecimentos técnicos, tem atuado também em áreas associadas à competitividade e tomada de decisão empresarial, como diagnóstico de custos, estudos setoriais, informação estratégica, inovação tecnológica, gestão do conhecimento, inteligência competitiva, monitoramento tecnológico, planejamento estratégico, implantação de sistema de qualidade.

Foram realizados projetos com pequenas e grandes empresas individualmente, e principalmente projetos multi-empresas de pequeno porte em arranjos produtivos, nos setores cerâmico, metal-mecânico, gráfico, construção civil, semi-jóias, couros e calçados dentre outros.

Selecione o Idioma:

Portuguese English French German Italian Russian Spanish