Pesquisadores do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizaram, no dia 12 de maio de 2011, uma visita técnica ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no Rio de Janeiro. O objetivo foi colher informações sobre boas práticas e experiência em patenteamento do INT e de mais cinco instituições, espalhadas por várias regiões do Brasil, para subsidiar o Projeto de Mapeamento Tecnológico do Instituto Nacional de Pesqusas da Amazônia (INPA).

No dia 5 de dezembro de 2007 foi realizado na UFSCar o seminário "Indicadores de patentes e artigos científicos para estudos de Ciência & Tecnologia e Prospecção Tecnológica: a atuação do NIT/Materiais". O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT) da UFSCar para divulgar a importância dos indicadores de C&T, cada vez mais aplicados aos estudos de Ciência e Tecnologia, de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva.

O Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) da UFSCar, com apoio conjunto dos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, de Engenharia de Produção e de Ciência, Tecnologia e Sociedade e dos Departamentos de Engenharia de Materiais, de Engenharia de Produção e de Ciência da Informação da Universidade, organizou o VI Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico que objetivou analisar o papel da universidade e das empresas na geração de conhecimento. As palastras ocorreram toda quarta-feira no período de 26 de maio e 23 de junho de 2010.

O VI Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), sediado na UFSCar, contou com o apoio do NIT/Materiais. O congresso tratou de temas como Gestão e Tecnologia Ambiental, Sociedade e Ambiente e Biodiversidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Selecione o Idioma:

Portuguese English French German Italian Russian Spanish