Todas as organizações estão imersas num ambiente que apresenta continuamente contingências e desafios para o seu desenvolvimento, cuja superação depende da capacidade para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças. É desse mesmo ambiente que as organizações podem colher as pistas cuja análise permite revelar caminhos para o fortalecimento de sua competitividade, tendo em vista a complexa combinação de produtos, clientes, concorrentes, parceiros, tecnologias e outros.
A Inteligência Competitiva (IC) se propõe justamente a lançar as bases conceituais e a prática para a coleta e análise de informações, como ferramenta das organizações no apoio às decisões, planos e ações voltados para os desafios do ambiente.
Com o intuito de contribuir para o aumento da competitividade das organizações brasileiras, o NIT Materiais atua na implementação de Núcleos de Inteligência Competitiva. Essa implementação compreende a definição dos processos de produção dos produtos e serviços de informação e de inteligência, a montagem de equipes de trabalho, a atribuição de responsabilidades, e a obtenção e distribuição de recursos financeiros, físicos, informativos, tecnológicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado, visando propiciar o pleno cumprimento das funções que justificam a existência do Núcleo de Inteligência na organização. Os resultados dessa atuação são as nossas referências.


Estruturação e implantação do sistema de inteligência competitiva e análise de informação da Cadeia Produtiva do couro e calçados.
Ano: 2010
Coordenadora: Wanda Aparecida Hoffmann

SIC

 

Estudo para Implantação de Núcleo de Inteligência Competitiva na SUFRAMA.
Ano: 2002
Coordenador: José Angelo Rodrigues Gregolin

logo suframa 2

 

 

Selecione o Idioma:

Portuguese English French German Italian Russian Spanish