Ciência de Dados

Indicadores elaborados em Python e visualizados através da biblioteca Plotly e da ferramenta Kumu
Indicadores sobre a atuação dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da UFScar (1996-2019)

Estes indicadores foram elaborados com o apoio das ferramentas computacionais Vantagepoint, Gephi, Python, Plotly e Kumu, utilizando o trabalho de conclusão de curso da aluna Brenda Barbosa dos Santos - Turma 2020 Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, e ainda, a recuperação de 553 registros bibliográficos, sobre artigos científicos publicados pelos docentes do Departamento de Ciência da Informação, registrados na Plataforma Lattes.

Colaboração científica entre os programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil

Estes indicadores foram elaborados a partir da pesquisa de mestrado da Thaís Justino junto ao PPG Ciência da Informação da UFSCAr JUSTINO, T. S. Análise da Colaboração Científica dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação Brasileiros. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12058

Inteligência acadêmica: colaboração cientifica das universidades federais paulista

Rede de colaboração científica de 3.077 docentes vinculados a pós-graduação da UFABC, UFSCar e UNIFESP, elaborada a partir da coleta da produção científica registrada na Plataforma Lattes no período de 2017-2020, totalizando 16.653 artigos de periódicos. Projeto de pesquisa de doutorado intitulado “Sistema de Inteligência Acadêmica como apoio na avaliação de Instituições de Ensino Superior: Caso UFSCar”, em desenvolvimento no PPG CTS UFSCar, pelo doutorando Denilson de Oliveira Sarvo, sob orientação do Roniberto Morato do Amaral, compreende o desenvolvimento e a aplicação de um Sistema de Inteligência Acadêmica (SIAc), utilizando a Plataforma Lattes como fonte de informação, investigando a atuação das universidades federais paulista (UFABC, UFSCar e UNIFESP) e a sua relação com as universidades públicas estaduais paulistas (UNESP, UNICAMP e USP).