Gestão de pessoas e processos por competências

Em razão da complexidade da atuação das bibliotecas universitárias, envolvendo substanciais alterações no comportamento de acesso e uso da informação científica e tecnológica pela comunidade, a consolidação adequada da equipe de trabalho é tida como essencial para que suas atividades gerem os melhores resultados. Essa demanda se enquadra perfeitamente ao modelo de gestão de pessoas por competências, voltado, sobretudo a contextos em que a evolução contínua dos profissionais é necessária. Com o intuito de contribuir para o sucesso da missão institucional das bibliotecas universitárias no âmbito da gestão de pessoas.

Objetivos

• Conhecer, identificando e associando os elementos que compõe a abordagem das competências em seus níveis individual e organizacional;
  • Entender, identificando, descrevendo e caracterizando os elementos que compõem o modelo de gestão de pessoas por competências;
  • Refletir, focalizando e esquematizando a instrumentalização do modelo de gestão de pessoas por competências;
  • Conhecer, identificando e associando os elementos que compõem a aprendizagem individual e organizacional;
  • Aplicar, esquematizando os diferentes perfis de aprendizagem individual.
  • Aplicar, identificando os processos de trabalho e as competências necessárias a sua execução.

Público-alvo
Profissionais que atuam ou que desejem atuar em bibliotecas universitárias ou centros de pesquisa.

Certificado
Os participantes do curso aprovados receberão o Certificado de Participação do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar, incluindo a modalidade de curso on-line, carga horária, docente, conteúdo programático, data e desempenho do participante. Para aprovação e recebimento do certificado de conclusão, o participante deverá apresentar Média Final superior a 6,0 e frequência superior a 75% (os exercícios práticos serão utilizados para computar a frequência do participante).

Instrutor

Roniberto Morato do Amaral (Professor)
Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar. Professor da UFSCar.
E-mail: roniberto@ufscar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6958372164719600
OBS: Os participantes serão auxiliados durante o desenvolvimento do curso por doutorandos ou mestrandos, que atuarão no curso como tutores, conforme as boas práticas da Universidade Aberta do Brasil UFSCar - UAB.

Para mais informações inscrições:
E-mail: nit@ufscar.br